terça-feira

A menina que Roubava Livros - Markus Zusak

" - A ÚNICA COISA PIOR DO QUE UM MENINO QUE DETESTA A GENTE -
Um menino que ama a gente."

A Breve História de Liesel Meminger e Rudy Steiner...

"- Que tal um beijo 'saumensch'?
- Para quê você quer me beijar? Eu estou imunda.
- Eu também."

" - Um dia, Liesel, você vai morrer de vontade de me beijar.
Mas Liesel sabia.
Jurou.
Enquanto ela e Rudy Steiner vivessem, jamais beijaria aquele 'saukerl' desgraçado."

"Eles apenas caminharam juntos para casa. Com os pés doloridos e os corações cansados. ... Um coração de treze anos não devia sentir-se assim."

"No começo, Liesel não conseguiu dizer nada. Talvez fosse a súbita turbulência do amor que sentiu por ele. Ou será que sempre o tinha amado? Era provável. Impedida como estava de falar, desejou que ele a beijasse. Que ele arrastasse sua mão e a puxasse para si. Não importa onde a beijasse, na boca, no pescoço, na face. Sua pele estava vazia para o beijo, esperando."


"Na verdade, acho que ele sentiu medo. Rudy Steiner ficou com medo do beijo da menina que roubava livros. Devia ter ansiado muito por ele. Devia amá-la com uma intensidade incrível. Tanto que nunca mais tornaria a lhe pedir seus lábios, e iria para sua sepultura sem eles."


"Anos antes ... Rudy era um conjunto de ossos montado às pressas, com um riso irregular e hesitante. Sob o arvoredo, nessa tarde, era um doador de pão e ursinhos de pelúcia. ... era seu melhor amigo, e estava há um mês de sua morte."


"Vi um garoto deitado na cama, imaginando que gosto teria um beijo de sua gloriosa vizinha do lado. Ele mexe comigo, esse garoto. Sempre. É sua única desvantagem. Ele pisoteia meu coração. Ele me faz chorar."

"De algum modo, tenho certeza de que ele teria adorado ver os escombros assustadores e a inchação do céu na noite em que se foi. Teria gritado, rodopiado e sorrido, se ao menos pudesse ver a roubadora de livros apoiada nas mãos e nos joelhos, junto a seu corpo dizimado. Teria ficado contente em vê-la beijar seus lábio poeirentos, atingidos pela bomba.
É, eu sei.
Na escuridão do meu coração tenebroso, eu sei. Ele teria adorado, com certeza.
Viu?
Até a morte tem coração."


"Pode alguém roubar a felicidade? Ou será que ela é apenas mais um infernal truque interno dos humanos?"

Nenhum comentário: