domingo

Tempestade

Não tenho tempo a perder. A vida é muito curta pra fazer todas as coisas que eu quero fazer, pra viver tudo que eu quero viver, pra dizer tudo que eu quero dizer, pra ver tudo que eu quero ver. Pra entender alguma coisa do que vale a pena, só do que vale a pena; e aprender a esquecer tudo o que faz a minha alma se sentir pequena. Quem me envenena de um jeito traiçoeiro, esquece que o feitiço às vezes vira contra o feiticeiro... mas tô ligeiro, um dia é do caçador, outro da caça. Nada nessa vida a gente ganha de graça! Eu fui na raça e no peito e vim no peito e na raça. Passei na tempestade e vi que a tempestade passa. Tá na correria? Vai nessa, mas onde cê vai com tanta pressa?
agora faz calor, depois também faz frio. O mundo é feito um mar e eu vou que nem um rio. correndo sem parar, sei que vou chegar - sei que vou chegar, apesar dos meus desvios; sei que vou chegar e que eu não me extravio; sei que vou chegar e que eu não vou vazio! Quando a bomba estourar, eu quero ’tar sorridente! Quero ’tar limpando os dentes com um pedaço do pavio!
sem perder a perseverança; sem perder o equilíbrio na balança; sem perder a humildade na bonança, que depois da bonança vem tempestade, depois da bonança vem tempestade, cumpadi, depois da bonança vem tempestade, depois da tempestade vem bonança também, atividade enquanto o lobo não vem. Tem armadilha na trilha... Tem armadilha... Passei por toda a tempestade e sei que toda tempestade passa
Nada, nada, respira direito, respira, respira, o ar ficou rarefeito. Se a canoa tá virada não tem outro jeito: vai no peito e na raça, vai na raça e no peito. Nada como um nado estilo livre nesse mar, nado de peito que é desse jeito que eu curto nadar. Nadar da pedra pra praia, da praia pra pedra, do canto pro meio, do meio pro canto, do raso pro fundo... do fundo do peito, de dentro da onda pra fora da linha da arrebentação da ressaca do mundo, alguns segundos só na apnéia, sem respiração, só pra abrir o pulmão e as idéias. Só pra sentir saudade do oxigênio e respirar de novo e me lembrar de que isso é um prêmio. Só pra cuspir com força o gás carbônico como se eu vomitasse os meus problemas mais recentes e os crônicos ...
Não tenho tempo a perder. A vida é muito curta pra fazer todas as coisas que eu quero fazer.

(Gabriel, o Pensador)

Nenhum comentário: