sábado

Escolhas


"No primeiro dia de aula nosso professor apresentou-se aos alunos e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecíamos ainda. Fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu ombro. Olhei para trás, vi uma pequena senhora velhinha e enrugada, sorrindo radiante para mim, com um sorriso que iluminava todo o seu ser. Ela disse: "Ei, bonitão. Meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos de idade. posso dar um abraço?" Ri e respondi entusiasticamente - é claro que pode! E então recebi o abraço apertado. Por que você está no colégio em tão tenra e inocente idade? - perguntei, ao que me respondeu brincalhona: "Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e então me aposentar e viajar". Está brincando, falei, curioso para saber o que a havia motivado a entrar neste desafio com sua idade, e ela disse: "Eu sempre sonhei em ter um estudo universitário, e agora, estou tendo um!" Após a aula caminhamos juntos, dividimos um "milkshake" de chocolates, nos tornamos amigos instantaneamente. Eu ficava sempre extasiado ouvindo aquela "máquina do tempo" compartilhar sua experiência e sabedoria comigo. No decurso de seu ano, Rose tornou-se um ícone no campus universitário. Fazia amigos facilmente, onde quer que fosse, adorava vestir-se bem e revela-se na atenção que lhe davam os outros estudantes. Ela estava curtindo a vida! No final do semestre convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Jamais esquecerei do que ela nos ensinou. Ela foi apresentada aproximou-se do pódium e um tanto embaraçada porque deixou cair três das cinco folhas de sua fala preparada, ao chão, pegou o microfone, desculpou-se e disse apenas: "deixem-me apenas falar para vocês aquilo sobre aquilo que eu sei."
"Nós não paramos de jogar porque ficamos velhos; nós ficamos velhor porque paramos de jogar. Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, e conseguindo sucesso":
* Você precisa rir e encontrar humor em cada dia.
* Você precisa ter um sonho. Quando você perde seus sonhos, você morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem desconfiam!
* Há uma enorme diferença entre você ficar velho e crescer. Se você tem dezenove anos de idade e fica deitado numa cama o dia inteiro e não faz nada de produtivo, você ficará com vinte ano. Se eu tenho oitenta e sete ano e ficar numa cama e não fizer coisa alguma eu ficarei com oitenta e oito anos. Qualquer um consegue ficar mais velho. Isso não exige talento e nem habilidade. A idéia é crescer, é encontrar a oportunidade na novidade.
* Não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem por aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer. As únicas pessoas que têm medo da morte são aquelas que têm remorsos."
Ela concluiu seu discurso cantarolando "A Rosa". Nos desafiou a estudar poesia e vivê-la em nossa vida diária. Uma semana depois da formatua, Rose morreu tranqüilamente em seu sono. Mais de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo à maravilhosa mulher que ensinou, através de exemplo, que nunca é tarde para ser tudo aquilo que você provevelmente pode ser.
"Ficar velho é obrigatório. Crescer é opcional."

Texto retirado do Jornal Cruzeiro do Sul, edição do dia 16/06/2004.

Nenhum comentário: